segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

#3 O Menino do Pijama Listrado

Livro e filme de hoje: "O Menino do Pijama Listrado"
Li primeiramente o livro, em seguida assisti ao filme X)
Eu gosto muito de estudar o Nazismo. Não sou judia nem descendente de alemães mas... Gosto de ler a respeito. Sabe... Não gosto do massacre em si, óbvio. Mas gosto de saber detalhes, histórias a respeito.
Foi por isso que peguei este livro para ler. Foi um atrativo a mais pra mim, embora não seja história real, eu realmente gosto.
Quando comecei a ler já fui gostando... Mas eis que surgiu um problema: Estava tudo muito legal, não tinha clímax. E a cada vez mais que eu me aproximava do final, ficava com mais medo do livro não ter clímax. Até que na última página aconteceu... Eu estava esperando por um climax e eis que ele veio na última folha do livro. Preciso confessar que eu chorei demais. Nesses livros com final triste eu sempre acabo chorando, assim como no "A Menina que Roubava Livros" que se trata do mesmo tema desse, chorei em várias partes do livro.
O livro é narrado por um menino de 8 anos, o Bruno que é alemão, filho de um tenente,se não me engano, que chefia a coisa toda dos judeus. vale lembrar que o livro não é muito complexo, por ser narrado por uma criança. Em certos momentos parece besta asgumas perguntas que Shmuel ( o judeu também de 8 anos, amigo secreto de Bruno). Perguntas para os quais nós sabemos as respostas... Mas não é fácil sabê-las. Quer dizer, a inocência é muito grande, por isso akguns podem achar o livro sem graça. Eu, pelo contrário, gostei muito.

Resenha pra vocês:
Sinopse - O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Título original: (The Boy in the Stripped Pyjamas)
Lançamento: 2008 (EUA, Inglaterra)
Direção: Mark Herman
Atores: Asa Butterfield, Zac Mattoon O'Brien, Domonkos Németh, Henry Kingsmill.
Duração: 94 min
Gênero: Drama
Sinopse
Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, surgindo entre eles uma amizade.
Fonte:Adoro Cinema

O filme não é tão bom quanto ao livro, tenho que adiantar. Na verdade... temos que concordar que a maioria dos livros são superiores, né.
Eu achei o filme um pouco mais... Chato do que o livro, mas em compensação tenho que dar destaque ao final: Porque... No livro, embora você "imagine" como seja o final, não há confirmação de nada. E no livro, é mostrado exatamente como isto ocorre. É um pouco tenso, tenho que adiantar. O final é emocionante, a mãe do Bruno chorando... Naquela cena a atriz atuou muito bem, deu vontade de chorar, até.
Mas o filme eu recomendo, com certeza, é cativante. Ah: E o livor também claro.
Beijos, Andreza da P&P

2 comentários:

  1. Oi Andrezza!
    Seguindo seu blog ;)
    Já li o menino do pijama listrado e achei lindo! Recomendo a todos!
    Passa no meu blog? Se puder, segue ;)
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com/
    Bjoo ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andy!! Pode te chamar assim, rsrs? Te achei no Skoob e também tenho um blog!! Dá uma passadinha lá... Seguindo aqui! Segue o Neurose também! Sosneurose.blogspot.com

      Excluir