sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

#2 Eragon

Começando nossa série "Livros que se tornaram filme" com Eragon.
Primeiro eu li o livro, depois o filme.

Preciso confessar que essa coisa de dragões, cavalaria, espadas nunca me interessou. Lembro-me que quando comecei á ler esta numa fase mais romântica. Na verdade, eu havia me feito um propósito de ler apenas um pouco e se não gostasse descartaria. O que me fez ler aquele livro é que ele é grande (gosto de livros grandes) e que no final da página tinha as traduções de várias frases usadas ao longo do livro, e logo no começo tinha um mapa animador. Pois bem, comecei a ler. Não me recordo quanto tempo demorei, não foi muito. Menos de uma semana.
E eu gostei muuuito do livro. Pois me despertou esse lado mais "cavalheiro" sabe, essa coisa de guerra, dragões, combate e eu gostei muito.Você fica empenhada em querer ajudar o Eragon, acaba vivendo as aventuras, disconfia de certos personagens, confia em outros... O livro é bem escrito, e tem as frases escritas nas linguas dos anões e outros que eu não me lembro agora (lembro que li em algum lugar que uma das linguas fora inspirada no norueguês antigo, se não me engano). Depois que li me deu uma vontade louca de ler as continuações. Mas onde eu peguei emprestado só havia o livro 1 (Eragon) e o 3 (Brisingr). Eu precisava do Eldest (livro 2).
São: Eragon, Eldest, Brisingr e Inheritance.
Aqui vai a história deste livro pra vocês:
Eragon, é um livro escrito pelo escritor norte-americano Christopher Paolini. Trata-se do primeiro livro do Ciclo da Herança, anteriormente conhecida como Trilogia da Herança.
Foi originalmente publicado pelo próprio autor. Depois foi publicado pela editora Alfred A. Knopf Publishing, tornando-se a partir daí um best-seller. Até 2005, Eragon já havia vendido cerca de 4 milhões de exemplares, em 38 países mundialmente.
Embora tivesse concebido inicialmente as aventuras do Cavaleiro de Dragões Eragon Bromsson em três volumes, o autor admitiu que, ao escrever aquele que seria o último volume, deu-se conta de que não conseguiria terminar a saga e responder a todas as questões deixadas nos dois primeiros títulos e, portanto, concluirá os passos de seu herói em mais um volume além do previsto e, assim, a Trilogia tornou-se o Ciclo da Herança.
Fonte: Wikipédia.
Querendo saber mais sobre o site da editora do livro: Rocco.

Eragon é um filme de fantasia e ficção de 2006, dirigido por Stefen Fangmeier e baseado no livro de fantasia infanto-juvenil de mesmo nome do escritor norte-americano Christopher Paolini. Estrelado por Edward Speelers no papel principal, Jeremy Irons, Sienna Guillory, Robert Carlyle, John Malkovich, entre outros, além de Rachel Weisz, que dá voz ao dragão Saphira. Com o roteiro de Peter Buchman e produzido por John Davis, Adam Goodman e Gil Netter, as filmagens de Eragon aconteceram na Eslováquia, nos Estados Unidos, na Hungria e no Reino Unido, entre agosto de 2005 e junho de 2006, nos estúdios da Davis Entertainment.
Lançado mundialmente entre 13 e 15 de dezembro de 2006, destribuído pela 20th Century Fox, o filme enfrentou duras críticas, tanto da mídia especializada como do público, especialmente os fãs da série. Sua arrecadação total em nível mundial foi de US$249 milhões.
Fonte: Wikipédia

Gente... Quanto ao último parágrafo tenho que concordar... O filme não é bom.

Quer dizer... Decepcionou muito. Se você estiver a fim de ler "Eragon" NÃO ASSISTA PRIMEIRO AO FILME, pode te desanimar.
Várias partes do livro foram ignoradas (muitas mesmo), algumas aumentadas e a maioria criada da cabeça do autor. Não acho que deveria ter um filme para "Eldest" pois seria dificil uma pessoa que não leu o livro entender, além de que mesmo que eles tentassem seguir a risca o livro, teria diversos "buracos" na história, por conta do primeiro.
O elenco não é bom... Sinceramente, essa é minha opinião. E os efeitos especiais? WTF! Decepcionou em todos os sentidos. Não é um filme que eu assistiria novamente. É chato. Fugiu completamente da obra original.

Portanto não desista de ler "Eragon" caso já tenha visto ao filme. O livro é muito bom, eu recomendo... Já o filme... Infelizmente não posso dizer o mesmo.
Beijos, Andreza da P&P

Nenhum comentário:

Postar um comentário