domingo, 15 de janeiro de 2012

#4 Percy Jackson e o Ladrão de Raios

O Ladrão de Raios
Percy Jackson & os Olimpianos - Livro Um

Sempre gostei de mitologia grega. Embora na escola nunca foi tratado com grande profundidade, gostava de pesquisar e ler sobre. No entanto, eu havia assistido primeiramente ao filme e... Não me parecia muito legal, pra falar a verdade.
Meu primo que nunca havia lido nada maior do que livros de 50 páginas comprou e começou a ler... Disse que me emprestaria quando terminasse de ler. Mas ele era muuito lerdo. Eu acabei esquecendo do livro. Eis que um belo dia ele chega em casa com o tal livro nas mãos. Bem... Foi então que eu comecei a ler... E realmente me chamou atenção principalmente pelo começo. Em que ele fala diretamente com o leitor, o que é legal. Li em menos de três dias... (para o sofrimento do meu primo... Ele é bem competitivo, sabe?). E me encantei. Pois embora seja ficção, o autor (Rick Riordan) é professor de História e invés de ler apenas por ser legal a história você acaba aprendendo mais sobre Mitologia. E não precisa saber muito. O legal de Rick Riordan é que mesmo você sendo leigo no tema "Mitologia" ele te ensina. Pois o personagem principal (Percy) também não sabe muita coisa ( e o que ele sabe, divide com a gente) e o que não sabe aprende com amigos, mestres e até inimigos. Como Grover, Quíron e Anabeth (pode ser comparada á Hermione Granger, caso queira uma certa noção).
Eu gostei muito do livro, está num dos meus favoritos na minha estante do Skoob. A História é bem envolvente, posso dizer. Vale a pena, fora que pra quem gosta de Best-Sellers é um prato cheio. Sua saga é composta também por:
O Mar de Monstros
Percy Jackson & os Olimpianos - Livro Dois
A Maldição do Titã
Percy Jackson & os Olimpianos - Livro Três
A Batalha do Labirinto
Percy Jackson & os Olimpianos - Livro Quatro
O Último Olimpiano
Percy Jackson & os Olimpianos - Livro Cinco

Depois é iniciada uma nova Saga com os mesmos personagens, mas não tão em foco assim. Denominada "Os Heróis do Olimpo", iniciada pelo livro "O Heróis Perdido".
Resenha pra vocês:
Sinopse - O Ladrão de Raios - Percy Jackson & os Olimpianos - Livro Um - Rick Riordan
Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Título original: (Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief)
Lançamento: 2010 (Canadá, EUA)
Direção: Chris Columbus
Atores: Logan Lerman, Sean Bean, Uma Thurman, Pierce Brosnan.
Duração: 119 min
Gênero: Aventura
Percy Jackson (Logan Lerman) é um jovem que enfrenta problemas na escola, devido ao que acredita ser dislexia e déficit de atenção. Ele foi criado por sua mãe, Sally (Catherine Keener), e vive com Gabe Ugliano (Joe Pantoliano), seu padrasto, que odeia. Após ser atacado em plena excursão escolar, é revelado a Percy que ele é um semideus, ou seja, filho do deus Poseidon (Kevin McKidd) com uma humana, e possui poderes. Protegido por Grover Underwood (Brandon T. Jackson), ele é levado ao acampamento dos meio sangue, onde está em segurança. Lá ele tem Chiron (Pierce Brosnan) como tutor e passa a treinar para se tornar um grande guerreiro. Só que Percy é acusado de ter roubado o raio de Zeus (Sean Bean), uma poderosa arma de destruição que pode fazer com que os deuses entrem em guerra. É quando Hades (Steve Coogan) visita o acampamento e oferece a Percy uma troca: que ele entregue o raio, o qual não possui, em troca da devolução de sua mãe, que faleceu em meio à fuga. Ele então parte para chegar ao Mundo Inferior, onde vivem Hades e Perséfone (Rosario Dawson), juntamente com Grover e Annabeth Chase (Alexandra Daddario), uma poderosa guerreira que conheceu no acampamento.

Minha opinião:
No começo não fui com a cara deste filme. Principalmente depois de ter lido ao livro. Sabe como é... Cadê a Anabeth loira dos olhos azuis que todo mundo estava esperando? Espero que eles não errem pelo menos com relação á Thalia, em Mar de Monstros.
Mas confesso que... Depois disso eu gostei bastante do filme. É bem legal de ver. Sempre que passa eu assisto. Sabe aquele tipo de filme que você assistiu, assistiu e não se cansa ver? Foi o que aconteceu entre Percy Jackson e eu. Devo adiantar que o filme é bem distorcido do livro, muita coisa (a maioria) não tem nada e foi inventado da cabeça do roteirista, acho. A primeira vez que assisti senti uma forte semelhança á Harry Potter, não sei porque. Coincidência ou não, depois descobri que o diretor foi o mesmo de HP: Chris Columbus.
Percy Jackson ( o filme) foi uma grande aposta pelo sucesso dos livros mas desapontou nas bilheterias, houve fraco desempenho.
Mas nem por isso vai ser largado de lado, claro. A franquia continuará. E o segundo filme tem previsão de estréia para 27 de março de 2013.
Estou bem ansiosa. Li apenas o 1 e o 2. Mar de Monstros ainda consegue ser mais legal do que Ladrão de Raios... Mas isso é para outro post, não concorda?
Beijos, Andreza da P&P.

P.S. Logan Lerman até que é bonito, não é?

2 comentários:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler ou ver o filme dessa história, mas me parece bem legal e como você disse, ele ensina algumas coisas sobre a mitologia, então deve ser ótimo, gosto de livros assim. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Felipe
    http://ahoradolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. =) parabéns pelo blog e pela resenha =)

    ResponderExcluir